O Instituto de Ações, Projetos e Pesquisas Sociais – INAPPES

O Instituto de Ações, Projetos e Pesquisas Sociais – INAPPES é uma associação privada brasileira, sem fins lucrativos, sediada em Brasília, cujo foco é contribuir para a transformação de crianças e adolescentes, promovendo e executando atividades que as eduquem esportiva, cultural e socialmente, com ênfase na ética, na paz, na cidadania e na defesa dos direitos humanos, tendo como alvo a sua inclusão na sociedade.

Nossa visão é fundamentada no Provérbio Chinês que diz:

“Dê um peixe a um homem faminto e você o alimentará por um dia. Ensine-o a pescar, e você o estará alimentando pelo resto da vida.”.

Nesse sentido, nosso alvo é ser uma organização promotora da inclusão social de pessoas, especialmente as desfavorecidas e sujeitas a vulnerabilidade social, com ampla participação de voluntários, procurando atuar com excelência, simplicidade, tradição, seriedade, transparência, ética e qualidade na prestação de serviços à comunidade, sempre ensinando a fazer como meio de aprendizado eficaz para o crescimento pessoal e profissional.

Fundamentos

No princípio de serviço ao outro, ensinado por Jesus:

“Mas quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós, será esse servo de todos”.

Evangelho segundo Marcos 10:43,44
Na sensibilidade e generosidade de Madre Tereza de Calcutá:

“Se olhar à sua volta e observar os fardos que outros estão carregando, vai perceber que a vida tem sido generosa com você”.

Na visão de serviço de Mahatma Gandhi:

“Quem não vive para servir, não serve para viver”.

Certificação como OSCIP

 

Desde novembro de 2005 o INAPPES é qualificado pelo Ministério da Justiça como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Lei no 9.790/99 e Decreto no 3.100/99).